Halloween

O Halloween ou Dia das Bruxas, festeja-se de 31 de outubro para 1 de novembro.

Halloween é um termo inglês, abreviado, que deriva de Hallow evening, “noite sagrada”, sendo esta a designação da festa nos países anglo-saxónicos. […]

Foi “exportado” para os EUA e Canadá com a emigração irlandesa, principalmente depois da Grande Fome da Batata na Irlanda, entre 1845 e 1849.[…]

Na forma mais popular de festejo da noite de Halloween, a que se implantou na América do Norte e tem sido imitada um pouco por todo o mundo, as crianças vestem-se de formas bizarras (bruxas, vampiros, múmias, esqueletos, etc.) e andam de casa em casa, à noite, a bater à porta e a pedir doces, frutas ou prendas, gritando o célebre trick or treat!, “susto” (“travessura”) ou “doce”.

Colocam-se nas janelas e nas casas abóboras sem polpa com velas acesas, jack o´lanterns (nabos com velas, numa alusão à antiga lenda irlandesa de Stingy Jack, um velho que enganou o diabo e depois este vingou-se), organizam-se festas “macabras” ou veem-se filmes de terror, enfim, as festas de Halloween reportam a uma noite de bruxas, vampiros, espíritos, feiticeiros e sustos, espantalhos, múmias, decorações de trevas e de medo fora e dentro das casas.

As cores dominantes são o negro (morte, noite, trevas, vampiros, múmias…) e o cor de laranja (outono, abóboras, jack-o’lanterns, fogo…). Depois, acaba-se a comer os doces e alimentos obtidos, a beber ou dançar, ou… a ir dormir no caso das crianças que fazem o trick-or-treating (os trick-or-treaters).

Hoje a festa do Halloween, universalizada, é já mais encarada como um fenómeno de consumismo “à americana”, ultrapassando fronteiras e sendo já calendarizável nas atividades de muitas escolas europeias.

Em Portugal, é precisamente nas escolas e em festas privadas que se festeja o Halloween, com muito poucos trick-or-treaters.

(Fonte: https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$halloween )

Deixe um comentário