Livros-objeto

20 02 2014

17 de fevereiro, das 15H00 às 18H30, Martinho Torres, o escritor, o criador, o autor e o editor esteve na nossa escola, para nos apresentar a sua obra. Entrou de rompante na Biblioteca acompanhado pelo Rui Grazina da Divisão de Educação da CMS. Às costas trazia a sua guitarra, nas mãos, uma caixa com exemplares dos seus livros e dois painéis roll-up que identificavam a editora, Neoma Produções, Livros com Arte.

Richard Towers, pseudónimo de Martinho Torres, é considerado como uma das cinco melhores ideias nacionais no campo da inovação, o que o distinguiu como um dos mil portugueses mais promissores e engenhosos dos nossos dias.

Confessou-nos que desde muito cedo, sentiu a atração pelos livros e se deixou hipnotizar pela magia da leitura.  “Somos aquilo que lemos”, afirma.

Já foi professor de Português e Francês, mas outros valores mais altos se alevantaram e trocou a arte de ensinar pela arte da escrita e da música.

Pela Biblioteca passaram as turmas do 7.º D, 8.º D, 8.º E e 8.º F, que se deixaram seduzir pelas palavras do escritor e deixaram a admiração estampar-se nos seus rostos. Livros-objeto? Nunca tinham visto nem ouvido falar.

Acompanhado da sua guitarra, o escritor veio divulgar os seus três livros-objeto. Começou por se apresentar, dando-se a conhecer. Foi professor de Português e de Francês, mas a escrita é a sua atual atividade. Criou a sua própria editora, a Neoma Produções que suporta o seu projeto inovador. Com três livros-objeto publicados, o escritor contou que adotou um pseudónimo inglês, como rampa de lançamento no mercado europeu, levando o nome de Portugal além-fronteiras. Além da Europa, Martinho Torres está a negociar a sua comercialização quer no Brasil quer nos Estados Unidos.

O que são os livros-objeto? São livros incorporados num objeto do nosso quotidiano como um relógio, um espelho e um tabuleiro de xadrez. A singularidade deste tipo de livro transpõe o simples ato de ler, oferecendo ao leitor a oportunidade de o utilizar noutras situações do dia-a-dia, podendo pendurar o seu livro-relógio na parede da sala ou jogar uma partida de xadrez com os seus amigos no livro-tabuleiro. A história de cada livro inspira-se no próprio objeto que o suporta.

Dedilhando a sua guitarra e com a colaboração de alguns alunos para a leitura de pequenos excertos, Richard Towers apresentou cada um dos seus livros, fascinando aqueles que o escutavam.

A todos deixou uma mensagem inspiradora: acreditar que tudo é possível e, por muitas que possam ser as desilusões e os obstáculos que encontremos, existirão sempre outros caminhos que nos permitirão chegar ao topo, alcançar o nosso fim. Foi exatamente o que ele fez, quando ao se aperceber da dificuldade que sentia para concretizar a sua ideia em Portugal, procurou fazê-lo no estrangeiro, na Alemanha, onde foi recebido de braços abertos e obteve o apoio necessário à construção do seu sonho e do sucesso.

Os alunos mostraram-se agradados, surpreendidos por ver o nosso reflexo num livro cuja capa tem um espelho integrado ou por ler uma obra que tem um relógio funcional. Martinho soube, olhar para onde nunca ninguém tinha olhado, criar algo que nunca ninguém antes criara. Foi esse ver mais além e essa capacidade de persistência que o levaram a concretizar o seu sonho, um sonho que partilhou agradavelmente connosco na biblioteca da nossa escola.

As turmas tiveram, ainda, a possibilidade de adquirir um livro autografado pelo próprio Richard Towers.

O convite para a Semana da Leitura do próximo ano está feito. Falta apenas agendar as sessões com o Richard Towers.

Para melhor conheceres o escritor e o seu projeto,  vê o vídeo da responsabilidade do Canal THE NEXT BIG IDEA.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: