Saiba como gerir a vida do seu filho na internet

9 02 2014

To match feature PRIVACY-CHINA 

Mais de 90% dos jovens portugueses entre os dez e os 15 anos utilizam a internet com regularidade, quase todos a partir de casa e, boa parte, no isolamento do quarto. Precisamente o sítio onde os pais se ligam menos vezes. O resultado? Menor controlo parental e mais riscos potenciais para as crianças. O número de acessos à internet pelas crianças e jovens em casa duplicou desde 2005, o que não deu aos pais tempo suficiente para se adaptarem.

Esta “cultura do quarto”, identificada no novo estudo EU Kids Online Portugal, acentua alguns dos riscos da utilização não supervisionada da internet. Por exemplo, 74% dos jovens questionados entre os nove e os 16 anos admitiram já ter visto imagens de cariz sexual na internet, sendo que 39% referiram que esta exposição decorreu de pop ups acidentais. Ou seja, uma situação que seria facilmente resolvida com o bloqueio destas mensagens indesejadas.

É este tipo de situações que a Google quer evitar com o Centro de Segurança Familiar, lançado em fevreiro de 2012, em parceria com seis associações portuguesas ligadas à área da segurança na internet.

“Os pais sentem-se ultrapassados pelos filhos”, constatou Madalena Marçal Grilo, do Comité Português para a Unicef, durante a apresentação do site. A empresa norte-americana aproveitou o Dia da Internet Segura, que se assinalou ontem em toda a Europa, para lançar a plataforma em google.pt/familysafety.

Não se trata apenas de uma compilação básica de dicas de segurança nem recursos de monitorização, mas de um autêntico manual de educação para os pais. O problema costuma estar aqui: como os pais não percebem muito de internet, ou optam por medidas de restrição demasiado duras ou não fazem ideia do que se anda a passar. Ambas as situações são perigosas.

in Dinheiro Vivo, 08fev2012

Veja também:  “Como pode aumentar a segurança do seu filho”


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: