Tamu Massif, o megavulcão

23 09 2013

De acordo com a revista “Nature Geoscience”, uma equipa de cientistas norte-americanos descobriu debaixo das águas do oceano Pacífico o que considera ser o maior vulcão do mundo, do tamanho das Ilhas Britânicas. Este megavulcão, o Tamu Massif, nome que lhe foi atribuído, situa-se na parte noroeste do oceano Pacífico, integrado no grande maciço de Shatsky Rise, a cerca de 1.500 quilómetros do Japão e a dois quilómetros de profundidade. Formou-se há 140 milhões de anos, durante uma erupção de lava que se depositou no fundo do mar, dando forma à atual estrutura que se assemelha  a um escudo. Tem uma extensão de 310 mil quilómetros quadrados e 650 quilómetros de largura.

“O Tamu Massif é o maior vulcão já descoberto na Terra”, explica William Sager da Universidade de Houston (Estados Unidos da América). No entanto, o líder da equipa de cientistas acredita que, muito provavelmente, existem outros maiores que ainda não foram descobertos, também no Pacífico.

A medição do vulcão no Pacífico foi feita a partir de uma embarcação, com recurso ao disparo de armas de ar que criam ondas sísmicas que penetram na montanha subaquática.

001


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: