Noite Europeia dos Investigadores

Noite_europeia_dos_investigadores

É já a 27 de setembro que se realiza a Noite Europeia dos Investigadores. Também tu estás convidado(a) a participar. Para isso, basta deslocares-te até ao centro Ciência Viva mais próximo e meter as mãos na massa.

Se quiseres ir ao Centro Ciência Viva de Sintra, entre as 18H00 e as 19H30, poderás tomar parte ativa no Workshop “Alimentação, Biotecnologia e Saúde” e realizar experiências e atividades na área da alimentação e da biotecnologia e compreender a sua relação com a saúde. Na receção serás surpreendido com aperitivos e caviar faça-você-mesmo, usando a gastronomia molecular.

Se preferires ir ao Pavilhão do Conhecimento, poderás realizar jogos, assistir à apresentação de  ideias brilhantes, escutar os especialistas convidados e ver/participar em espetáculos que decorrerão no exterior – “o pavilhao do skate“, “mais alto, mais rápido“, “particulae” . Se tiveres coragem, poderás provar esparguete do mar e insetos crocantes. Esparguete do mar? Sim, as macroalgas, também conhecidas por legumes do mar, são ricas em fibras, minerais e vitaminas e são hoje, já bastante utilizadas na indústria alimentar. Os insetos (:-6)…. considerados uma excelente fonte de proteína são, já, consumidos por 2 mil milhões de pessoas em todo o mundo  e acredita-se que poderão, no futuro, ser uma alternativa à carne e ao peixe. Existem cerca de 1900 espécies comestíveis e a produção de insetos é mais económica e também mais amiga do ambiente do que a produção de carne de outros animais.

insetos_crocantes

Aceita o desafio e vai descobrir o sabor destas iguarias enquanto ouves o que os especialistas têm para dizer sobre o assunto no espaço “A Cozinha é um Laboratório”, dia 27 das 20h às 22h.

Consulta aqui o programa de atividades para essa noite no Pavilhão do Conhecimento. Surpreendente!

A entrada é gratuita. 

E que tal? Motivado(a)? Vais adorar! 

Deixe um comentário