Visita os recifes de coral … com o Google Street View Oceans

29 08 2013

Graças a uma parceria com cientistas australianos, a Google passou a disponibilizar, vistas panorâmica a 360 graus, de recifes de coral. A nova aplicação, Google Street Views Oceans, dá oportunidade aos utilizadores de visualizar os ecossistemas e de saber o estado de saúde dos corais graças a um rigoroso sistema que os monitorizam.

Na opinião de Ove Hoegh-Guldberg (site “LiveScience”) da Universidade de Queensland – Austrália, «os recifes de coral são dos ecossistemas que se encontram em maior risco de extinção no planeta».

google_ocean
Com recurso a sofisticadas câmaras fotográficas, uma equipa de mergulhadores tirou diversas fotografias e compôs vistas panorâmicas. Para além do equipamento fotográfico, construído para o efeito e designado SVII, é ainda utilizado um software de reconhecimento de imagem para acompanhar o desenvolvimento e outras criaturas marinhas no ecossistema.

câmaras_mergulhadores
Segundo o mesmo cientista, menos de 1% da população mundial visitou directamente os recifes de coral; agora, com este projecto qualquer um pode aceder aos corais, necessitando apenas de uma ligação à Internet.

A grande barreira de coral australiana, a reserva marinha na ilha filipina de Apo, a baía de Haunauma e os recifes de Molokini, ambos no Havai, são os locais cujas imagens que passam a ficar acessíveis aos utilizadores do Google Maps.

Espreita tu também uma pequeníssima, mas fabulosa parte deste maravilhoso mundo em que habitamos!


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: