Parabéns Coimbra!

22 06 2013

Finalmente uma excelente notícia!  A Universidade de Coimbra, a Biblioteca Joanina e a sua  zona envolvente – Alta e Sofia – foram hoje, 22 de junho, reconhecidas Património Mundial e da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), porque acredita  que a “Universidade possui inquestionável valor universal excepcional”.

Na área envolvente referida, são reconhecidos 31 edifícios, onde se destacam a Torre da Universidade de Coimbra, também conhecida na cidade por Cabra, a Biblioteca Joanina, o Pátio das Escolas e o Mosteiro de Santa Cruz, bem como diversos “colégios”.

Vê aqui o filme apresentado para a candidatura da cidade a Património da Humanidade.

Queres visitar os locais reconhecidos? Convidamos-te para uma visita virtual. Clica no link para entrares na http://visit.uc.pt/ mais antiga do país e uma das mais antigas do mundo, criada pelo Rei D. Dinis, com a assinatura do “Scientiae thesaurus mirabilis”. Em 1290, nasceu a universidade de Lisboa, o “Estudo Geral”, que foi transferida para Coimbra em 1308, dando origem à Universidade de Coimbra. Até 1537, a Universidade portuguesa alternava entre Lisboa e Coimbra, tendo-se nesta data fixado definitivamente na cidade do rio Mondego.

universidade_de_coimbra

E agora, não deixes de visitar uma das bibliotecas barrocas mais espetaculares da Europa e uma das mais bonitas do mundo: a Biblioteca Joanina, mandada construir por D. João V, o Magnânimo. Aprecia a talha dourada, o design do mobiliário, os 70 mil volumes que alberga. Antes de fazeres a visita real, inicia aqui a visita virtual. Boa visita!

interior_da_biblioteca

Enquanto te passeias por Coimbra e por dois dos edifícios que agora pertencem ao Património da Humanidade, escuta o fado “Coimbra” pela voz de Amália Rodrigues, a maior embaixatriz de sempre de Portugal e da língua portuguesa.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: