Prjeto Newton gostava de ler – Química em festa!

28 05 2013

No dia 28 de maio aconteceu, na BE, a sessão correspondente ao último módulo do Projeto Newton  gostava de ler dedicado à química e sugestivamente intitulada “Química em festa!”. O livro proposto “Sua Senhoria, A Fada”, de Bruno Santos, transportava-nos para um ambiente palaciano, onde se moviam reias, príncipes, princesas e fadas…

Na Biblioteca, num cenário marcado pela fachada interior do Palácio de Queluz e para os seus magníficos jardins, convidava a turma a um piquenique. Os balões de papel lembravam as festas populares, encantando miúdos e graúdos (os pais e encarregados de educação foram convidados para esta última sessão).

Lida a obra, os monitores do Centro de Ciência Viva de Sintra orientaram a parte experimental da sessão. A Biblioteca converteu-se num autêntico laboratório; fizeram-se experiências curiosas e fabulosas: água-de-colónia, ovos inteiros e crus sem casca, candeeiros de lava, chá e um bolo feito na caneca no micro-ondas. Cientistas, investigadores, cozinheiros, os alunos colaboraram e participaram ativamente nas diferentes experiências; no fim, comeram e saborearam o “bolo da caneca” a cuja confeção se entregaram de forma empenhada e compenetrada.

Sobre cada toalha estendida nos “jardins do Palácio”, os foguetes deram um ar festivo à atividade e animaram ainda mais o momento do lanche.

Click to play this Smilebox slideshow

O Projeto Newton chegou ao fim, mas os alunos querem mais no próximo ano letivo. As experiências realizadas e as obras lidas ficarão para sempre na memória de todos os que tiveram a sorte de participar nas sessões. Ao longo de cada um dos módulos, “aprendemos coisas da ciência que nos entusiasmaram e tornaram a Ciência fácil e sempre interessante; descobrimos livros fantásticos, divertidos e cativantes que nos motivaram para a leitura”.

Em nome da turma, a professora bibliotecária agradece à Fábrica Centro Ciência Viva da Universidade de Aveiro que concebeu o Projeto em particular à Filipa e à Marta que orientaram, dinamizaram todas as sessões de formação e nos incutiram o bichinho da ciência, ao Centro Ciência Viva e aos seus monitores e à Rede de Bibliotecas Escolares a divulgação e a promoção da CIÊNCIA e da cultura científica. As sessões encantaram miúdos e graúdos, desmistificaram a ciência e o conhecimento científico, propiciaram a construção participada e colaborativa do conhecimento, cuja componente lúdica se revelou uma mais-valia para o desenvolvimento das aprendizagens.

Newton gostava de ler e nós também!


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: