Projeto Newton – o 2.º módulo

16 12 2012

6 de dezembro – A biodiversidade da manta morta

capa livro
A chuva caía intensamente. Na Biblioteca, os sons da natureza ecoavam no ar. Como cenário, a gruta da família de minhocas – o pai, a mãe e o filho de boné na cabeça – sentados à mesa para a degustação do seu alimento preferido: terra, só terra e apenas terra. Fresquinha!
Depois da leitura de excertos da deliciosa obra de Gary Larson “Há um cabelo na minha terra!”, as monitoras do Centro Ciência Viva falaram de taxonomia. Hoje o assunto é a classificação dos seres vivos que conseguirmos encontrar na manta morta, cuidadosamente recolhida pela D. Nazaré.
À explicação e ao exercício de aplicação seguiu-se a recolha dos seres vivos na manta morta colocada em cada um dos cinco pratos. De pinça e lupa nas mãos, a terra foi revolvida e minuciosamente inspeccionada. Nas caixas de Petri guardavam-se as preciosidades que se capturavam. Observaram-se as espécies ao microscópio e preencheram-se as respectivas fichas de registo com indicação do filo e da classe a que pertenciam os seres vivos recolhidos e a indicação das características físicas específicas.
O nojo, o horror espalhou-se nalguns rostos. Aos sons da natureza, sobrepunham-se as vozes das crianças: “Aiiii, uma aranha!” “Que nojo!” “Cheira mal!”
Junto ao microscópio, a conversa era outra: “Eu também quero ver!”, “Ah, que giro!”. “Olha um bicho-de-conta!” “E este escaravelho!”
Manta morta … tão cheia de vida!

Vodpod videos no longer available.

Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: