O que era um livro?

14 08 2012

Esta será, talvez, a questão que muitas crianças hão-de-colocar aos pais e aos professores um dia no futuro. Uma das respostas que lhes poderá ser dada pode assemelhar-se a esta:

“Os livros eram uma espécie de recetáculo onde armazenávamos muitas coisas que temíamos esquecer. Não havia nada mais mágico. A magia está no que dizem, em como uniam os diversos aspetos do universo num único conjunto” (in Fahrenheit 451 de Ray Bradbury).

O romance fala-nos de um futuro onde todos os livros são proibidos por se acreditar fornecerem informações e conhecimentos que tornam as pessoas infelizes, onde as opiniões próprias são consideradas antissociais e hedonistas e onde o pensamento crítico é suprimido. O personagem central, Guy Montag, trabalha como “bombeiro” (no romance o bombeiro não é aquele que combate incêndios, mas é o “queimador de livros”) na companhia 451 (temperatura da queima do papel em graus Fahrenheit (equivale a 223.º C). A partir do momento em que se deixa vencer pela curiosidade e o desejo de ler um livro, não mais consegue voltar atrás: devora livros e transforma-se numa outra pessoa. O seu trabalho deixa de ter sentido e depois de ser perseguido pela corporação que servia por ter livros na sua posse, fugiu para o meio das pessoas livro e tornou-se uma delas. Cada uma destas pessoas memorizava o livro da sua preferência e tornava-se nele, comprometendo-se com este gesto a perpetuá-lo. Na sua mente guardavam os livros e todo o conhecimento do mundo.

Este livro foi transformado em filme, em 1966, pelo cineasta francês François Truffaut. Podes vê-lo e lê-lo aqui:

 


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: