5 de Maio – Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona

5 05 2012

Uma língua é o lugar donde se vê o Mundo e em que se traçam os limites do nosso pensar e sentir. Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto. Por isso a voz do mar foi a da nossa inquietação”.  

Vergílio Ferreira

Celebra-se hoje, dia 5 de maio, o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona. Em julho de 2009, os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países que constituem a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), reunidos em Cabo Verde, recomendaram a comemoração do Dia da Língua Portuguesa.

A língua portuguesa ou simplesmente português é a quinta língua mais falada no mundo, contando com cerca de 272,9 milhões de falantes dispersos por todos os continentes. É conhecida como “a língua de Camões” em homenagem a uma das mais conhecidas figuras literárias de Portugal, Luís Vaz de Camões, autor de Os Lusíadas.

O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura é celebrado nos oito países que pertencem à Comuinidade dos Países de Língua Portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: