SINTRA PARA para LER

17 04 2012

A 23 de abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, instituído pela Conferência Geral da UNESCO em 1995, num tributo a grandes autores que nasceram ou morreram neste dia. É o caso de Cervantes, Shakespeare, Inca Garcilaso de la Vega e Vladimir Nabokov.  A celebração desta data visa promover uma maior consciencialização para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e desenvolvimento económico, e encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, “a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humanidade”. Nesta data celebra-se também o Direito de Autor, reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos do Homem. O direito de autor constitui-se como uma garantia de defesa do património e dos valores culturais.

A ideia de celebrar este dia surgiu na Catalunha, onde é oferecida uma rosa a cada pessoa que compra um livro. Desde então, o dia 23 de abril tem sido comemorado de diversas formas um pouco por todo o mundo. O Dia Mundial do Livro e do Direito de autor é, atualmente, celebrado em 100 países.  Este ano, no concelho de Sintra, por incentivo da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares (RBE), foi proposto às escolas a comemoração desta efeméride, pela sua importância, para que tenha um impacto junto da comunidade local, regional e até mesmo nacional, de modo a valorizar, cada vez mais, o ato de ler e também os livros (SINTRA PARA para LER).

Os agrupamentos de escolas deste concelho aceitaram o desafio e tiraram da cartola um leque diversificado de atividades que celebram esta efeméride: Flash Mobs, Pic-Nic Literário, Contadores de Histórias, Curtas Metragens temáticas, Feiras do Livro, Leituras Non Stop… de tudo um pouco se vai poder ver nas escolas e também nas Bibliotecas Municipais deste concelho que também abraçaram este movimento cultural.

Para este dia, o conselho deste concelho é: Pare, Leia, Desfrute. 

Advertisements

Acções

Information

One response

20 04 2012
Rosalina

Que bom seria que, diariamente, todos os sintrenses pudessem dispor de 15 minutos para ler e viajar na companhia das letras, para os lugares onde as palavras nos conduzem… São viagens não muito dispendiosas que nos descontraem e dispõem bem. É bom ser leitor/viajante no mundo sereno das palavras!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: