HANS CHRISTIAN ANDERSEN

2 04 2012

  O Dia Internacional do Livro Infantil – que hoje se comemora – homenageia Hans Christian Andersen, o escritor dinamarquês, na data do seu nascimento, a 2 de abril de 1805.

Hans Christian Andersen nasceu em Copenhaga, na Dinamarca, numa família de parcos recursos. O pai era sapateiro e tinha uma saúde débil e a mãe era lavadeira. O pai, que o adorava, fomentou-lhe a imaginação e a criatividade. Permitiu-lhe que aprendesse a ler,  contava-lhe histórias e construiu-lhe um teatrinho de marionetas. Com apenas onze anos de idade, ficou órfão de pai, pelo que foi obrigado a abandonar a escola e a procurar trabalho. Tornou-se  aprendiz de tecelão e, mais tarde, um alfaiate. Aos catorze anos, procurou  emprego como ator, tendo feito parte do Teatro Real da Dinamarca como soprano. Incentivado por um colega do teatro que o considerava poeta, entregou-se de alma e coração à escrita, iniciando a publicação dos seus célebres contos de fadas em 1855. No total, escreveu 156 contos.

Sugerimos-te uma visita virtual ao Museu de Hans Christian Andersen, em Odense.

Deixamos, também, aqui o tributo cinematográfico da Disney, com algumas das personagens dos contos de Andersen.

Se tiveres tempo, visita a Exposição patente na Casa Roque Gameiro, na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos – Pólo da Boba e no Centro da Juventude e Multigeracional da Amadora. Espreita o cartaz aqui.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: