Tradições de Natal

8 12 2010

Conhecemos hoje o presépio tradicional algarvio. Além das imagens que o ilustram, divulgamos, também, a informação que nos foi cedida pela Biblioteca da Escola Secundária Tomás Cabreira. No século XIX, no Barrocal algarvio, o presépio era armado sobre uma cómoda, que se encontrava em frente à porta da casa, nove dias antes do Natal. A cómoda era revestida com uma toalha branca adornada com larga renda pendente. Sobre ela, colocava-se um pequeno trono  em escadaria, também conhecido por altarinho, escadaria, penha ou charola, que imitava o altar-mor da igreja. À medida que se elevava, os degraus eram mais estreitos. Este era coberto com um lençol ou toalhas de linho, com uma dobra de lençol de lindas rendas, com panos bordados pela dona da casa ou pelas filhas solteiras, onde abundavam motivos de cor azul e encarnada.

O trono era ladeado de jarras com verdura, onde sobressaía a murta, o loureiro, o alecrim, a aroeira e a nespereira; no Barrocal ornamentava-se o trono, também,  com laranjas. Ao lado do presépio, penduravam-se na parede cachos de laranjas, porque possuir laranjas era sinal de distinção. Quando um afilhado ou pessoa amiga fazia uma visita na quadra natalícia, oferecia-se-lhe uma das laranjas que estava no presépio; e se vinha o médico ou o prior a casa, as famílias ficavam muito felizes e sentiam-se honradas se eles retirassem uma peça de fruta do seu presépio. Construído o trono, ornava-se o Menino, feito pelo pinta-santos. Vestia-se-lhe o vestidinho lavado e engomado; a dona da casa preparava também uma lamparina que colocava num pratinho à frente do Menino. O presépio era ainda decorado com searinhas, que germinavam dentro de chávenas ou pires pequenos e se colocavam artisticamente no trono.

Esta tradição encontra-se ainda na Madeira, onde é designada por lapinha, nos Açores, no Brasil, e em quase todas as nações da América Central e do Sul.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: