
Mais importante do que o montante que se poupa, é a regularidade com que se faz. Devemos pensar na poupança como um gasto fixo. Por isso, assim que recebes a tua semanada ou mesada, deves habituar-te a colocar de lado uma parte do valor.
Para poupar, é importante que se definam objectivos, isto é, os fins a que se destina o montante poupado. São esses objectivos que vão motivar a poupança, por isso têm de ser objectivos do teu agrado (um jogo novo, um telemóvel de última geração, …)
Mas, afinal, poupar é assim tão difícil? Não! Com bom senso e disciplina, podes juntar uns euros.
Aqui estão algumas dicas para poupares no dia-a-dia:
- Substitui as idas ao cinema pelo visionamento de filmes em casa de amigos. Combinem e façam-no uma semana em casa de cada um. Vais ver que é divertido e muito mais económico!
- Para reduzires os gastos com o telemóvel, opta por tarifários adequados às tuas necessidades. Cada operador tem já uma vasta oferta; faz uma análise ao mercado e vê qual é o mais aconselhável para ti. Tens também a possibilidade de usar o skype. É gratuito e podes fazer o seu download para alguns telemóveis.
- Opta, algumas vezes, por organizares jantares em casa de amigos, seguidos de sessões de videojogos, anedotas, karaoke, filmes, etc…, em vez de ires a bares ou discotecas.
- Em vez de comprares presentes individuais para os teus amigos, juntem-se todos e ofereçam um único presente.
- Se gostas de jogos de vídeo, faz trocas com os teus amigos em vez de comprares novos. Podes poupar o dinheiro e, ao trocarem, tu e os teus amigos vão sempre tendo novos jogos.
- Em vez de gastares dinheiro em livros, opta por ler na biblioteca ou pedir emprestado.
Fonte: Teen Económico, n.º 3, 13 de Novembro de 2010
Anúncios
Deixe uma Resposta