O CORPO HUMANO COMO NUNCA O VIU

14 11 2010
Este é o título de uma exposição que está patente no Centro de Congressos Alfândega (Porto), já vista por mais de 50 mil pessoas. Nesta exposição são utilizados espécimes humanos reais para oferecer, ao visitante, um manual visual do seu próprio corpo: como o corpo funciona, os seus diversos sistemas e funções, os efeitos da doença e dos estilos de vida não saudáveis no organismo….
A exposição também apresenta uma oportunidade sem precedentes para a aprendizagem da anatomia humana, da fisiologia, da biologia, das ciências e da química.

Todos os corpos e órgãos vêm de indivíduos que optaram por doar os seus corpos para a ciência médica para fins de estudo e educação, pelo que são conservados por um processo chamado polimerização.
Neste método, a água é removida dos tecidos por submersão em acetona. Depois, também, a acetona é removida numa câmara de vácuo. Durante este passo no processo, conhecido como impregnação, os espaços do tecido dentro do espécime, anteriormente enchidos com acetona, são então enchidos com borracha líquida de silicone. Por último, durante uma etapa chamada secagem, a borracha de silicone é tratada e endurecida.
O produto final é um espécime revestido que pode ser facilmente examinado sem qualquer possibilidade de se deteriorar devido à decomposição natural, que de outra forma seria inadequado para estudo ou opinião pública.



Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: