A LINGUAGEM DOS ALUNOS É “FIXE” MAS “BUÉ” LIMITADA

4 03 2010

Ainda a propósito da Semana da Leitura, divulgamos a reflexão feita pela Cátia Ferreira do 9.º B:

O uso da linguagem sms está a causar problemas nas escolas, onde alguns alunos começam a escrever em testes e trabalhos da mesma forma como o fazem nas mensagens de telemóvel que trocam com os amigos.

Ainda assim há quem acredite que basta chamar a atenção dos alunos para que, pelo menos, não usem este tipo de vocabulário em testes e trabalhos escolares. Podem ser sinais do tempo, mas a verdade é que há alunos que admitem que já nem se imaginam a escrever de outra forma senão com as abreviaturas e com a substituição de letras. O problema é quando têm de o fazer nos testes; arriscam-se a ver as notas baixar por um comodismo criado para poupar tempo ao teclar no computador ou para poupar dinheiro nos telemóveis.

As novas tecnologias, também, têm uma grande influência no comportamento dos mais novos e está cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas. Um estudo realizado no município Teodoro Sampaio – SP mostra que a utilização do computador é algo comum nos dias de hoje, sem falar do uso do telemóvel.

Actualmente, com o fácil contacto e aquisição de tais tecnologias, crianças e adolescentes estão a deixar para trás velhos hábitos. Pode afirmar-se que o comportamento da sociedade mudou devido às influências tecnológicas. Nas conversas do dia-a-dia utilizamos cerca de 2200 palavras diferentes. Mas entre os jovens as mais populares são: bué, fixe, curtir e ya.

O uso de palavras como estas, mais simples e abreviadas, alarmou os ingleses, que estão a preparar uma campanha nacional chamando a atenção para os riscos daquilo que consideram ser uma redução do vocabulário. Os especialistas portugueses não estão preocupados.

Uma coisa parece certa: a melhor forma de enriquecer o vocabulário é através da leitura, diz Malaca Casteleiro. Só assim, uma pessoa com uma cultura média pode dominar mais de 25 mil palavras para comunicar no dia-a-dia e pode conhecer o significado de 50 a 60 mil palavras.

A Cátia deixou-nos uma mensagem séria: a leitura é imprescindível ao desenvolvimento da nossa capacidade verbal. É importante que todos tenhamos consciência disto e valorizemos a leitura.

Ler é essencial. Ler é estimulante!


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: