SEMANA DA LEITURA – 2 de Março

2 03 2010

O dia começou com a actividade “Livra” dinamizada pela Dr.ª Marta Pavão com a turma E do 5.º ano.  Trouxe-nos a sua colecção de livros Pop-up que os deixaram maravilhados com as imagens que deles saltaram: livros para ver e olhar, livros para ouvir, livros para brincar e … livros para ler. Quanta informação guardam em si!

Por fim, mostrou-nos uma mala de viagem especial, muito viajada se considerarmos o número de autocolantes comprovativos: transporta um Livro em Viagem, acabadinho de chegar à Escola D. Pedro IV e preparado para iniciar novas viagens pelas mãos dos poetas, escritores e ilustradores desta escola.

Às dez horas recebemos o ilustrador José Ruy que nos falou sobre histórias aos quadradinhos. A turma D do 6.º ano e a turma C do 8.º ano ouviram-no com muita atenção e entusiasmo durante cerca de 90 minutos: deu a conhecer truques artísticos para a criação das personagens, mostrou-nos pranchas originais a tinta da china e explicou como é feita a impressão a cores de cada uma das páginas e como são feitos os cadernos que constituem o livro. Muito interessante! Valeu a pena!

Leu-se + com o representante da Junta de Freguesia de MonteAbraão que, em nome da Senhora Presidente ofereceu à Biblioteca um conjunto de livros editados com o apoio da referida Junta. Fez parceria com a Dr.ª Marta e juntos apelaram a uma leitura com significado. Propuseram a leitura diária de uma ou dua palavras do dicionário e mostraram quanto dele necessitamos no nosso dia-a-dia. Primeiro incrédulos e renitentes, depressa se deixaram envolver pelos desafios e, à vez, depressa se dispunham a procurar o siginificado de alguma palavra cujo significado não conhecessem. Dicionários viram muitos, mas o que mais gostaram foi do novo dicionário de calão.  Ficou-nos um desafio: procurar num dicionário de nomes, a origem e o significado do nome Jovita.

Com a tarde, chegou o momento de partilha de leituras. Connosco esteve o 6.º J, acompanhado pela professora Susana Tavares. Apresentaram livros e leituras com convicção e criatividade. Parabéns!

Ao final da tarde, a Biblioteca recebeu alguns pais e encarregados de educação que responderam ao nosso convite e deram um pouco do seu tempo para aprender mais, com a Andreia Brites, sobre estratégias de leitura. 
Apresentações feitas, expectativas partilhadas, começou por referir “Ler não é fácil”.

É de opinião que a motivação dos adolescentes para a leitura passa pela partilha, pelo adulto, de experiências de leitura na adolescência e pelo reconhecimento dos seus interesses, a compreensão da força social da leitura que determina a escolha de determinadas obras, mote de conversa entre pares.

Defende que é importante tratá-los como adultos. Considera que a estratégia da “psicologia invertida” resulta sempre: proibir ou desaconselhar uma leitura é quase garantia de que esta será feita.

Mais motivados para a literatura da curiosidade e do facto, propõe a leitura de contos, por poderem ser lidos sem qualquer sequência e não exigirem a leitura de todo o livro.

Sugeriu aos pais um conjunto de títulos que considera interessantes para esta faixa etária quer pela diferença em termos de conteúdo e de representação quer pela temática abordada:

  • “O Mundo num segundo”
  • “O Senhor Valéry”
  • “O Japão é um lugar estranho”
  • “Para maiores de 16” de Ana Saldanha
  • “ Escrito na parede” de Ana Saldanha
  •  “Inciclopédia : tudo o que não sabia que queria saber” de Gideon Haigh da Tinta da China, uma selecção de curiosidades assumidamente despropositada e irreverente.
  • “Deciclopédia” de Gideon Haigh da Tinta da China, um tributo ao número dez, número auspicioso que é a base do nosso sistema decimal.

Aos pais recomendou o livro “Como um romance” de Daniel Pennac, obra em que são descritas, com bastante humor, todas as perplexidades que acometem os diversos intervenientes neste processo de promoção da leitura. É um livro dirigido aos pais que, preocupados com a formação dos filhos, se queixam da inapetência destes para a leitura. Advoga que a leitura tem de ser um prazer e os leitores de hoje devem usufruir de alguns direitos inalienáveis.

Excelente forma de terminar mais um dia!

Advertisements

Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: