DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA MATERNA

14 02 2010

Comemora-se no próximo dia 21 de Fevereiro, o «Dia Internacional da Língua Materna», este ano no âmbito do Ano Internacional de Aproximação de Culturas. A comemoração desta data constitui mais uma iniciativa da UNESCO na protecção das línguas em vias de desaparecimento.

A língua materna constitui um suporte da identidade de um povo e o elemento principal do seu património cultural. Alitet Nemtushkin, um poeta evenki (minoria étnica da China) resume neste poema os sentimentos e medos daqueles cujas língua correm perigo de extinção:

Se esqueço a minha língua materna
E as canções que o meu povo canta
Para que servem os meus olhos e as minhas orelhas?
Para que serve a minha boca?
Se esqueço o cheiro da terra
E não lhe sou útil
De que me servem as minhas mãos?
Que faço neste mundo?
Como pude admitir a insensata ideia
De que a minha língua é fraca e pobre
Se as últimas palavras da minha mãe
Foram pronunciadas em evenki?

A UNESCO considera que, uma língua desaparece, quando é deixada de falar quer pelo desaparecimento dos seus habitantes, quer porque, com os movimentos migratórios, os emigrantes a deixam de falar, pressionados que são para falar a língua do país que os acolheu e assim poderem participar na vida do país em que habitam.

Este é o Atlas Interactivo da UNESCO das Línguas em perigo de extinção. Visita o site, escolhe a língua em que queres navegar (inglês, francês, espanhol, chinês) e informa-te.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

