DIA UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

30 11 2009

A 10 de Dezembro de 2008, assinalaram-se os 60 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos nasceu no dia 10 de Dezembro de 1948, depois de o Mundo se ter consciencializadodas atrocidades cometidas durante a II Guerra Mundial:
– os crimes praticados pelos nazis contra judeus, ciganos, comunistas e homossexuais;
– as milhares de mortes de pessoas inocentes causadas pelas bombas atómicas, lançadas pelos Estados Unidos, sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki.
Procurando garantir que não mais se voltariam cometer atrocidades semelhantes, os Estados membros da ONU elaboraram a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
 
O princípio básico desta Declaração diz-nos:
           “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”.
 
Com base neste artigo, a Declaração condena todas as formas de discriminação (sexual, racial, religiosa, social, política, linguística,…), a violência, a tortura e a escravidão.
 Porém, 61 anos volvidos após a elaboração da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a violação destes é constante e frequente em muitos países do Mundo, desde os mais pequenos aos mais poderosos.
Apesar de esta Declaração ser o documento traduzido num maior número de línguas, 360, de acordo com a Guiness Book of World Records, diariamente, ao ligarmos a televisão, ouvimos falar em abusos sexuais, assassínios, práticas de tortura, escravatura …
Temos de continuar a alertar os governantes e os cidadãos de todo o Mundo para o cumprimento da Declaração e o respeito pelos direitos nela consignados.  
Este ano o lema é “Abraça a diversidade, diz não à discriminação“. Imbuídos deste espírito, a Universidade de Pretória, na África do Sul, desafia os estudantes de todas as universidades do mundo a participar no 1.º Concurso Mundial dos Direitos Humanos.
Apesar de  não podermos participar neste concurso, deixamos-te aqui um apelo: põe fim à discriminação; promove o diálogo intercultural e respeita os direitos individuais do ser humano.
 

Advertisements

Ações

Information

One response

8 02 2010
joao gonçalo pereira 5º E

Acho que os Direitos Humanos são muito importantes , mas … não se esqueçam dos Deveres . Porém é muito importante este Dia .

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: