Resvés Campo de Ourique

15 03 2009

Eis algumas explicações para o surgir da expressão “resvés Campo de Ourique” que tanto utilizamos e que encontrámos numa pesquisa rápida, na net:

1.       Marina Tavares Dias, no seu livro Lisboa Misteriosa , dedica o capítulo “O mistério das palavras” ao esclarecimento de expressões correntes que a historiadora associa à cidade de Lisboa. Aí se explica que a expressão resvés Campo de Ourique remonta ao traçado urbano da Lisboa oitocentista: a circunvalação que traçava os limites da cidade passava dentro do próprio bairro de Campo de Ourique, na rua Maria Pia, pelo que o bairro era considerado, à justa, parte de Lisboa. Quer dizer resvés Campo de Ourique!


2.       No terramoto de 1755 que atingiu Lisboa, os 35 arcos do Aqueduto das Águas Livres sobreviveram sem rachadura. Diz-se que ficam situados na junção de duas placas do Cretácio Superior, muito perto de uma falha sísmica, a de Campo de Ourique. Por isso se diz que quando alguma coisa escapou por milagre “foi resvés, Campo de Ourique”;

3.       Diz-se também que foi com o eléctrico 24 que fazia o percurso entre os Prazeres e o Largo do Carmo que esta expressão ficou ainda mais popular! A razão de tal popularidade deve-se ao facto de o eléctrico 24 roçar a esquina da Panificação(em Campo de Ourique!), pois colocando a mão pela janela, batia-se no edifício: era resvés Campo de Ourique!

Interessante, não é? E que tal ir até Campo de Ourique visitar a Igreja do Condestável, passear ao sol pelo Jardim da Parada e lanchar na Tentadora ou comer o Melhor bolo de chocolate do mundo (junto ao mercado)?

Se tiverem que estudar e ficarem em casa, estudem muito para que os resultados positivos dos testes não sejam resvés Campo de Ourique! 😉

Anúncios

Ações

Information

2 responses

29 01 2010
De onde vem o “rés-vés Campo de Ourique”? » LVSITANO.net

[…] desta última pesquisa: https://cyberteca.wordpress.com/2009/03/15/resves-campo-de-ourique/) var addthis_pub = 'lvsitano'; var addthis_language = 'en';var addthis_options = 'email, […]

8 09 2012
AO

A origem da expressão parece ser do facto da rua Campo d’Ourique, esquina dos Alunos d’Apollo onde passava o eletrico quase varrendo a parede, que ainda se pode ver apesar do elétrico já não circular por esta rua.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: