BOOKRING/23 de Abril, Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor

10 04 2008

23 de Abril é o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, instituído pela UNESCO, em 1996, em honra de Cervantes e Shakespeare que faleceram neste dia, em 1616.

Para comemorar esta data, a BE/CRE vai abrir vários BOOKRINGS (livros que circulam) e, para participarem, os alunos, professores e encarregados de educação terão que se inscrever na BE/CRE, na lista do livro que pretendem ler. De acordo com a ordem de inscrição, o 1.º bookringer leva o livro e lê-o num prazo de 8 a 15 dias(se conseguir ler em menos tempo melhor!) e, logo que o acabe, entrega-o ao 2º nome da lista e assim sucessivamente.

O Bookring termina quando se chega ao final da lista e o livro regressa ao seu proprietário. Se alguém não conseguir ler o livro no tempo estipulado, deve entregar o livro ao leitor seguinte da lista e recolocar o seu nome no final da lista.

À medida que os leitores acabam de ler os livros devem registar o seu comentári, sobre os mesmos, neste “POST” do BOOKRING de modo a que possamos construir um Bookring News. De acordo?


Livro 1 – “O livro que falava com o vento e outros contos”, de José Jorge Letria

Este livro é uma declaração de amor aos livros, à leitura e às personagens que habitam os textos …

Livro 2 – “Alex Ponto Com”, de José Fanha

Alex desaparece misteriosamente de casa numa noite em que estava entretido com um jogo de computador. Em busca de pistas, alguns colegas de Alex e um professor vão consultar os documentos do seu computador, desaparecendo também de forma incompreensível…

Livro 3 – “História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar”, de Luís Sepúlveda.

Esta é a história do gato Zorbas. Um dia, uma formosa gaivota apanhada por uma maré negra de petróleo deixa ao cuidado dele, momentos antes de morrer, o ovo que acabara de pôr…

Livro 4 – “O gato malhado e a andorinha Sinhá”, de Jorge Amado

Esta é a história de um gato que se apaixona por uma andorinha causando estranheza em todos os outros animais que habitavam um parque. A Andorinha está prometida ao Rouxinol mas, ao mesmo tempo, incentiva o amor do Gato. Acontecem juras, o Gato escreve poemas, eles passeiam juntos enquanto as outras personagens condenam o amor impossível…

Livro 5 – ” A Pérola” de John Steinbeck

A Pérola é a história de uma família índia, que vive na pobreza: Kino, sua mulher, Juana, e o seu filho chamado Coyotito…

Livro 6 – ” O Papalagui” – Discursos do Chefe da tribo Tuiavii

O livro baseia-se nos discursos de um chefe de tribo: tiavéa de tuiavii. A simplicidade, ingenuidade do seu pensamento, faz com que qualquer pessoa pense de facto no que ele afirma…

JÁ SE PODEM INSCREVER NA BE/CRE!

O BOOKRING COMEÇA DIA 23 DE ABRIL!

Anúncios

Ações

Information

6 responses

14 04 2008
Maria

Parabéns pelo desafio. O levantar do véu é importante, sobretudo quando se trata de despertar o interesse pelos livros junto dos mais pequenos.

29 04 2008
Pedro Godinho

Sou do 7ºE, li o livro “História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar”, e adorei. Aliás, li-o todo no mesmo dia, em cerca de 1 hora e 30 minutos.
Gostei muito da história da Ditosa, do Zorbas, do Secretário, do Colonello, do Sabetudo e do Barlavento, foi cativante e não me deixou largar do livro!

Resumindo, 9/10.

PS: Se querem ver alguns vídeos criativos feitos por mim, visitem o canal do YouTube, http://www.youtube.com/user/PagRikyProd. Pode ser que faça um vídeo sobre este excelente livro!

30 04 2008
Mar

Agradeço à BE/CRE por partilhar comigo os discursos de Tuiaviaii. Esta papalagui, embora não pense exactamente como o Grande Chefe da tribo de Samoa, e não vos querendo dizer o que devem pensar sobre este livro…, ficou admiradora das suas palavras. Afinal, algures no Pacífico, há um povo que não vive prisioneiro dos seus pensamentos e vive os prazeres que a natureza lhe oferece. Custa a acreditar, mas a utopia existe!

2 05 2008
Luísa

Sou a Luísa do 5ºI e li o livro “O livro que falava com o vento”. Achei o livro muito engraçado e li-o muito depressa para o passar ao João Luís. O livro tinha várias histórias e algumas ilustrações. A que mais gostei foi a última porque falava de um Rei que foi fechado dentro de um livro!

6 05 2008
Anton

Creio que este livro (Alex Ponto Com) está, sem exageros nem graxas, no top 10 dos livros que li. Pena é que seja tão pequeno, prendendo-me a ele, por consequência, apenas por 2 noites. A história, na minha opinião, tem um bichinho que nos leva a pensar que é mesmo verídica; abstraímo-nos completamente do que se passa à nossa volta e embarcamos para aquele mundo fantástico, que é entre nós tão actual. Atrevo-me a dizer que despertaria interesse não só num adulto, como também numa pessoa que não gosta de ler ou noutra que não se apaixona nem prova os sabores do sonho. Aconselho vivamente a sua leitura!

27 05 2008
Ruben

Gostei muito do livro, achei-o muito interessante, apesar de no princípio haver mistério e ansiedade para saber como é que o Alex entra dentro do computador. Aconselho a todas as pessoas que o leiam.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: