Dia da Criança – Children’s Day – 1 de Junho

18 05 2008

Sabias que o primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950?
Pois é, depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945, muitos países da Europa e do Mundo entraram numa crise económica. As crianças desses países viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar e a realizar trabalhos muito duros.

Nessa altura mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever e vivia em péssimas condições para a sua saúde.

Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF.
Mesmo assim, a vida de milhares de crianças era muito difícil, uma vez que nem todos os países do mundo respeitavam os seus direitos.
Em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo e este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano!
Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a: afecto, amor e compreensão; alimentação adequada; cuidados médicos; educação gratuita; protecção contra todas as formas de exploração; crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.
A 20 de Novembro de 1959, várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a Declaração dos Direitos da Criança. Trata-se de uma lista de 10 princípios que, se forem cumpridos em todo o lado, podem fazer com que todas crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz.
Quando a “Declaração” fez 30 anos, em 1989, a ONU também aprovou a
“Convenção sobre os Direitos da Criança”, um documento muito completo, com um conjunto de leis para protecção das crianças.

Contudo, hoje em dia, em 2008, direitos básicos das crianças continuam a não ser observados.

Sabias que em Portugal há crianças vítimas de maus tratos, que passam fome, e que continuam a não ir à escola para ir trabalhar?

Sabias que 26 000 crianças menores de cinco anos continuam a morrer por dia, por falta de assistência? (in relatório A Situação Mundial da Infância 2008: A Sobrevivência Infantil da Unicef)

Há que mudar!

Não faltes à Escola!

SAY YES FOR CHILDREN!

FELIZ DIA DA CRIANÇA!

VAI ATÉ À BECRE!

 

About these ads

Acções

Informação

Uma resposta

21 05 2008
Filipe Silva Medeiros

Espero que sim.
Espero também que haja muitos presentes para todas as CRIANÇAS!!!!

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s




Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: